Imagens da Freguesia
Património

Igreja de Nossa Senhora da Conceição
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição está intimamente ligada a um milagre ocorrido com uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, muito venerada na Atouguia. A imagem, muito carcomida, foi substituida por imagem nova e guardada numa capela secundária da povoação onde, mais tarde, foi encontrada a transpirar, deitando lágrimas e com o rosto rosado.
 
Assim, em 1694, os devotos da terra, com ajuda de esmolas do povo e o apoio da Rainha D. Maria Sofia de Neuburgo, construíram a presente igreja para albergar a imagem, para a qual mandaram fazer um corpo de roca.
 
Arquitectura religiosa, maneirista, barroca. Igreja de peregrinação, de uma só nave e capela-mor mais baixa, abobadadas, vasta alpendrada envolvendo a fachada principal e secundárias comunicando com os átrios e através destes com a nave, capela-mor e salas anexas.
 
Características maneiristas na conjugação das massas e volumes; dinâmica barroca conferida pelo frontão da empena e pelo jogo de contrastes de materiais empregues no exterior e no programa decorativo do interior.
 
Contraste entre as massas algo atarracadas do exterior e o espaço amplo e luminoso do interior; jogo dinâmico nos contrastes entre materiais: a pedra negra e a cal no exterior, os jogos de mármores coloridos com o branco da pedra calcária e das paredes caleadas.
 
Fonte: IHRU
Mais informações: www.monumentos.pt