Imagens da Freguesia
Património

Igreja de S. Leonardo
 
Esta Igreja é um Templo que deverá ter sido construído pelos fins do século XII, de estilo romano/gótico, com posteriores marcas manuelinas.

A frontaria é ladeada pela Torre Sineira, rematada por duas pirâmides.

O portal, do século XII, é constituído por três arquivoltas que irrompem de pequenas colunas capitelizadas, de decoração realista. No frontão rasga-se uma rosácea.

Segundo uma tradição, esta Igreja tinha alguns dos seus travejamentos feitos com ossadas de baleias capturadas em grandes quantidades pelos pescadores do então porto de pesca de TOURIA ou ATOGIA e mais tarde, ATOUGUIA DA BALEIA.

 
 
SÃO LEONARDO, Patrono desta Vila

Diz a tradição que uma Imagem de São Leonardo (não a que se encontra no Templo, esta é do século XVI) vinha a bordo de um barco que transportava prisioneiros gauleses, da Costa Atlântica para a do Mediterrâneo, o qual naufragou junto então porto de ATOGIA.
Como todos se tivessem salvo do naufrágio, foi ali, naquela Vila construída uma Igreja em acções de graças a São Leonardo, cuja Imagem os acompanhava e ao qual atribuíram o milagre de não terem perecido todos no mar.
Em Portugal, parece ser a única Igreja erigida a este Santo e Atouguia da Baleia a única Paróquia com este nome : São Leonardo.

A festa litúrgica é celebrada a 6 de Novembro, ultimamente no Domingo mais próximo como se faz em NOBLAT, para que toda a Paróquia o possa celebrar nas diversas comunidades.

A Feira de São Leonardo absorve totalmente o dia 6 de Novembro.
 
Fonte: IHRU
Mais informações: www.monumentos.pt