Imagens da Freguesia
Património edificado
A visitar
  Castelo e Muralhas
Provavelmente construído ao longo dos séculos XII e XIII, as suas paredes integram na sua argamassa vestígios de cerâmica romana e é hoje o mais antigo testemunho edificado da ocupação humana em Atouguia da Baleia.

  Cruzeiro
O cruzeiro de Atouguia da Baleira, datado de 1525, encontra-se dentro da povoação de Coimbrã e ergue-se sobre uma plataforma ajardinada. à qual se sobre por alguns degraus e detem a inscrição gravada "António da Costa por sua devoção mandou fazer no ano de 1525".

 
Ermida de S. Sebastião e Sta Lúzia
A Ermida de São Sebastião e Santa Luzia remontam ao século XVI e é caracteriza pelos registos azulejares seiscentistas, representando Santa Luzia (40 azulejos) e São Sebastião (30 azulejos).


Fonte de N.ª Senhora da Conceição
A Fonte de Nossa Senhora da Conceição, construída no Século XIV (provável), encontra-se a poucos metros da Igreja com o mesmo nome sendo conhecida também por Fonte Gótica, Fonte do Infante (topónimo constatado em documentação setecentista) ou Fonte dos Gafos, devido à existência de uma Gafaria à data da sua construção.

Forte da Praia da Consolação
O Forte da Praia da Consolação num esporão rochoso sobre o mar, no extremo Sul da enseada de Peniche, virando a fachada principal, em que se abre o portal, para o largo principal da Consolação, em frente à igreja paroquial.
Igreja da Misericórdia
Construída entre os séculos XVII e XVIII, a Igreja da Misericórdia de Atouguia da Baleia, caracteriza-se pela austeridade e singeleza das linhas, típica do estilo chão, aqui conciliado com aspectos da arquitectura popular[...]

Igreja de N.ª Senhora da Conceição
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição está intimamente ligada a um milagre ocorrido com uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, muito venerada na Atouguia.

Igreja de São José
Construída no século XVIII, a Igreja de São José, de estilo Barroco e planta octogonal, serve de sepultura ao Padre, João Rodrigues e Brito como se encontra inscrito na lápide[...]

  Moinho de Vento
O Moinho de Vento de João Firmino, classificado como monumento nacional, teve utilização agrícola e industrial e encontra-se isolado, perto de uma estrada, tendo das imediações uma barragem.

Pelourinho
De entre os símbolos de poder local poucos serão tão emblemáticos quanto o Pelourinho. Além de distintivo da autonomia administrativa concelhia, afirma a jurisdição judicial, representando normalmente as justiças municipais.

Touril
Muito e nem sempre bem se tem escrito acerca do Touril de Atouguia da Baleia. Ora falha a memória, ora a erudição, ora o espírito cientifico. Um historiador enquanto investigador e cientista, assenta os seus trabalhos em fontes criteriosamente trabalhadas e interrogadas acerca da sua veracidade e fiabilidade.

  Igreja de São Leonardo
Esta Igreja é um Templo que deverá ter sido construído pelos fins do século XII, de estilo romano/gótico, com posteriores marcas manuelinas.